O Banco central chinês elevou a taxa básica de juros, visando reduzir os estímulos a economia chinesa feitos durante a crise. Vamos voltar um pouco na história para entender o que a China vinha fazendo e o que esta mudando. Devido a crise financeira de 2008 a China (como tantos outros países) temia uma desaceleração econômica aguda, esse temor fez com que o governo chinês adota-se medidas fiscais e monetárias para estimular a economia e evitar que esta "esfriasse". Mas como isso funciona?

Políticas fiscais expansionistas são baseadas nos gastos e na arrecadação do governo, no caso da China um pacote de estímulos fiscais para indústria e uma elevação dos gastos destinados principalmente nos investimentos foram adotados. Ok Ok, mas e o que isso quer dizer? Bom vamos por partes, como se da os estímulos fiscais? O estimulo fiscal seria um corte na carga tributária deixando mais recursos disponíveis para o consumo , por parte dos agentes, e para o investimento, por parte das empresas. Com esse aumento no consumo e no investimento a economia se aquece, pois existe mais atividade na economia impulsionando o PIB; no caso chinês esses estímulos se deram principalmente para as indústrias, que receberam incentivos para investir mais.
Agora vamos pensar nos gastos do governo, na economia os gastos podem vir por parte dos agentes (indivíduos e empresas) e por parte do governo. Bom imagine que o governo gaste mais, ele vai ter que gastar com alguma coisa, ou seja, ele vai injetar dinheiro na economia consumindo produtos vendidos pelos agentes, que irão aumentar a sua renda, que assim vão consumir e investir mais, o que significa que irão comprar produtos, que irá gerar renda para outros agentes, e assim vai, esse é o chamado efeito multiplicador! Portanto essa injeção de dinheiro na economia irá também aumentar a atividade econômica, impulsionando o PIB (vale lembrar que o efeito multiplicador também ocorre quando há corte na carga tributária).
Para completar o pacote ainda temos a política monetária expansionista (ou flexível, ou frouxa, e etc), que é baixar a taxa básica de juros da economia, e como é que isso eleva a atividade econômica? Para entendermos isso precisamos saber o que é uma taxa de juros. A taxa de juros é o preço do uso da moeda. Não entendeu? É mais ou menos assim, você tem dinheiro e você tem que pagar para usar esse dinheiro, você deve estar achando estranho, mas é isso que acontece, porém esse custo não é um custo financeiro normal como estamos acostumados, ele é um custo de oportunidade! Á agora sim eim ficou tudo mais claro! Não? Ok Ok vamos lá, nós consumidores temos duas coisas para fazer com o nosso din din, consumir ou investir e recolhermos juros desse investimento! Portanto qual o custo que nós temos ao consumir? é o juros que deixamos de receber! Por exemplo nós temos R$1000,00 e a nossa economia tem uma taxa de juros de 12%, portanto se usarmos esses R$1000 em consumo estamos deixando de receber R$120 de juros, e esse é o nosso custo de oportunidade de usarmos a nossa moeda no consumo.
Agora podemos entender porque a política monetária frouxa também estimula o crescimento econômico. Funciona assim, o governo baixa a taxa básica de juros, assim o preço de usar a moeda fica menor, então os agentes passam a usar mais a moeda no consumo, aumentando o consumo e assim vai, impulsionando novamente a economia.
Nossa que beleza! Então porque os governos não fazem isso pra sempre? Por que existem efeitos colaterais. Vamos pensar, se nós ganhamos menos e gastamos mais o que acontece? Nós ficamos devendo! Bom é isso que acontece com o governo também, um corte na arrecadação, que são os impostos, ou seja a "renda" do governo e um aumento nos gastos, faz com que a poupança do governo fique menor, ou até mesmo negativa, então o governo tem um déficit orçamentário que pode não ser bom para o país. Outro efeito é a inflação, bom não vou entrar muito em detalhes por que teria que escrever muita coisa, basicamente se o estimulo for além da conta, ou seja o aumento do consumo é maior que o aumento possível na oferta os preços sobem.
Imaginem um vendedor de tomates, e na feira ele vende tomate para 3 pessoas. Inicialmente ele vende um tomate para cada pessoa por R$1. Ele pode aumentar a sua produção em 2 tomates por mês, mas no mês seguinte as pessoas resolvem comprar 2 tomates cada uma, ou seja a demanda está em 6 tomates, mas a produção está em 5. Assim o preço do tomate sobe, pois quem gostar mais de tomate vai oferecer mais para garantir que vai consumir dois tomates, aumentando o preço do tomate.
Então e agora? A economia que parecia estar indo bem, nos da um susto, dando sinais que não gostamos de ver!

Bom o jeito e tomar medidas que vão na direção contrária, como a elevação dos juros, que usa o mesmo mecanismo da baixa do juros, mas na direção contrária. A elevação nos juros aumenta o custo de oportunidade do uso da moeda, que irá desestimular o consumo. Mas será que só essa pequena redução nos juros vai ser suficiente? Provavelmente não, mas temos que esperar para ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário