segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hipótese de formação de bolhas no País é preocupante, diz Meirelles

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,hipotese-de-formacao-de-bolhas-no-pais-e-preocupante--diz-meirelles,not_39276,0.htm


O artigo publicado no Estadão, diz que o presidente do BACEN Henrique Meirelles está preocupado com a possibilidade de formação de bolhas de ativos financeiros no Brasil, devido ao excesso de capital estrangeiro no país. Esse é realmente um risco real, mas vamos pensar, qual o motivo disso.
O governo norte americano vem tomando medidas anti-crise para tentar aquecer a economia e fazer o país voltar a crescer. Entre estas medias está o afrouxamento da política monetária pelo FED. Se você não é uma pessoa muito ligada à economia deve estar se perguntado, mas o que é uma política monetária frouxa? Uma política monetária frouxa, é aquela em que o Banco central (nos EUA FED) diminui a taxa de juros básica visando estimular a economia, aumentando os investimentos e o consumo, pois uma taxa de juros menor significa um menor preço de uso da moeda; afinal quanto menor a taxa de juros, menos você deixa de ganhar com juros, se empresta-se o dinheiro que você usou com o consumo. Além disso esta política deixa os empréstimos mais baratos, pois o juros pagos serão menores.
Agora que você já sabe o que é um política monetária frouxa deve estar se perguntando: porque uma política monetária frouxa no EUA pode formar bolhas aqui no Brasil? Para ilustrar isso vamos nos colocar no lugar de um investidor, imagine que temos dois tomadores de empréstimos, um que paga um juros mais baixo, e um que você considera um pouco mais arriscado, mas que paga um juros maior, provavelmente você vai preferir o que paga o juros mais alto, afinal você considera o risco apenas um pouco maior!
É isso que vem acontecendo, a política monetária frouxa norte americana torna o Brasil- um país sólido, com Economia estruturada e em crescimento, que paga uma taxa de juros mais alta-mais atrativo para investimentos. Mas qual o problema disso? Afinal investimento é bom! Sim investimento é bom, mas se esse investimento deixa de ter uma base sólida e passa a basear-se na especulação ele é ruim, e isso é uma bolha, que como qualquer bolha quando estourar vai trazer grandes problemas.
Além disso existe um outro aspecto negativo nesse grande fluxo de investimento, a valorização do câmbio. Para entender esse outro aspecto, vamos pensar no mercado de câmbio, que como todo mercado tem seu preço baseado na oferta e na demanda. Agora imagine um investidor estrangeiro que quer inve
stir no Brasil, como ele é estrangeiro seu capital esta na sua moeda local, digamos Dólar, mas para investir no Brasil ele precisa de Reais, que é a nossa moeda, portanto haverá um aumento na demanda por reais, que se for pequena não vai afetar o preço do real em relação ao Dólar. Mas se for uma grande demanda, como a que esta ocorrendo, o Real ficará mais caro, ou seja ele ficará valorizado em relação ao Dólar. Viva! Importados, viagens internacionais, tudo que tem o preço em Dólar vai ficar mais barato! Yes! Muito bom esse fluxo de Dólares para o Brasil certo? ERRADO!
Vamos pensar porque, o Brasil é um grande exportador, que exporta principalmente commodites,como minério e produtos agrícolas, ou seja a nossa economia depende bastante das nossas exportações, e o Dólar baixo não é bom para esse setor, isso nós lemos muito no jornal, mas porque? Vamos usar nossa imaginação mais uma vez! Imagine agora que so
mos grandes produtores de soja e 1 Dólar vale 3 Reais. Nós vendemos nossa tonelada de soja por 90 Reais, ou seja la fora o consumidor irá pagar 30 dólares, e a esse preço conseguimos vender 100 toneladas, ou seja no final ficaremos com 9.000 reais. Agora o Dólar está custando 2 reais, então o consumidor estrangeiro pagará 45 Dólares, ou seja ele vai pagar mais caro, e portanto irá comprar menos, digamos 80 toneladas. Portanto no final nós vamos ficar com 7200 Reais, ou seja vendemos menos e ficamos com menos dinheiro. Portanto para a economia brasileira o Real muito valorizado não é bom, pois compramos mais produtos importados que estão mais baratos, transferindo mais dinheiro para fora (dependendo dos fundamentos da economia, isso não é ruim, mas não vou entrar em detalhes, o importante é que para economia brasileira é ruim) e vendemos menos, trazendo menos dinheiro para o país.
Em suma a preocupação é válida, pois esse grande fluxo de capital para o Brasil pode trazer ônus a nossa economia, via desestabilização do mercado financeiro, e do encarecimento das nossas exportações tornando-as menos competitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário